papel de parede

http://so-papeldeparede.blogspot.com/

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Projeto tv Escola

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA – UFRR
CENTRO DE EDUCAÇÃO – CEDUC







TV ESCOLA
















Boa Vista/RR
Dezembro/2010


Edgar Gonçalves Garcia
Conceição de Maria Oliveira Sousa
Josiléia Lima Prado Marques
Valéria Vera Lobo Monte
Nilzanete de Sousa Silva







TV ESCOLA






Trabalho realizado com fins avaliativos para a Disciplina: Tecnologias na Educação – TICS, Semestre 2010.2
Prof. Orientadora: Teresa Kátia






Boa Vista – RR
Dezembro - 2010

SUMÁRIO

Introdução..........................................................................................................04
Relatório.............................................................................................................06
Objetivos............................................................................................................10
Considerações Finais........................................................................................11
Referências........................................................................................................12
INTRODUÇÃO
Atualmente a sociedade moderna está em constante processo de evolução com isso, aumenta a exigência de mão de obra qualificada, aumentando a necessidade da educação. Ao estudar o campo da tecnologia educacional, podemos reconhecer as mudanças das práticas do ensino, uma das novidades foi a criação da TV Escola que é um canal via satélite com transmissão analógica, digital ou em DVD de programas dirigidos as escolas públicas brasileiras de ensino básico. E esse programa possibilita a dinamização das atividades de sala de aula e também temos a aproximação da escola com a comunidade, especialmente a partir da programação da faixa Escola Aberta.
Esse projeto TV ESCOLA é uma forma de estimular e incentivar a comunidade escolar a pesquisar, estudar, criar projetos pedagógicos modernos e melhorar a qualidade da educação brasileira, contribuindo com a formação do cidadão do século XXI. Devido a necessidade de uma complementação das atividades educacionais, a TV escola aparece como suporte pedagógico, pois a comunidade escolar está inserida em uma vasta oferta de produtos provenientes dos meios de comunicação, cada vez mais a cultura da escola convive mais com a cultura da mídia.

A Tv Escola possibilita, inúmeras formas de uso como desenvolvimento profissional de gestores, docentes e discentes; dinamização das atividades de sala de aula; formação de leitores críticos dos recursos audiovisuais; preparação de atividades extraclasse; utilização de vídeos para trabalhos de avaliação dos alunos; revitalização da biblioteca; aproximação escola comunidade, especialmente a partir da programação da faixa Escola Aberta.






RELATÓRIO

Fomos visitar a Tv Escola que fica localizado na Escola Barão de Parima, este projeto é voltado para motivar a comunidade escola visando à formação continuada através do Salto para o Futuro, orientando e motivando os docentes para utilizar vídeos em sala de aula com recursos pedagógicos, articulando com o gestor, supervisor e professores a programação da Tv Escola nos planejamentos pedagógicos. Segundo Belloni (2001, p.24) “o aumento da adequação e da produtividade dos sistemas educacionais vai exigir, nesta passagem de século e de milênio, a integração das novas tecnologias de informação e comunicação, não apenas como meios de melhorar a eficiência dos sistemas, mas principalmente como ferramenta pedagógica efetivamente a serviço da formação do individuo autônomo”. Dessa forma percebemos a necessidade da inclusão das novas alternativas de lecionar, com o auxilio das tecnologias.
Dividida em quatro faixas, a Tv Escola trabalha no âmbito infantil, fundamental, médio e Salto para o Futuro. Com o funcionamento aos sábados domingos e feriados os programas sociais buscam oferecer educação, saúde, orientação sexual, cidadania e outros a fim de envolver a todas as áreas. Sabemos da importância desse projeto na formação/orientação de professores, para assim atender as necessidades dos estudantes. Segundo Fleuri (2003, p125) “Hoje em dia é muito comum a utilização de meios áudios-visuais como recurso didático nas escolas. Freqüentemente a atenção dos educadores esta voltada para o caráter técnico ou instrutivo das inovações que o uso de novas tecnologias traz para o espaço educativo escolar.”

De forma a estimular por meios de projetos pedagógicos modernos a Tv Escola, o Canal da Educação, e MEC, trazem contextualização, comprometimento para a formação do cidadão atual e busca melhorar a qualidade da educação brasileira por meio da formação continuada do professor, discussões quanto a importância da televisão como instrumento tecnológico e pedagógico, contextualizando conceitos e currículos de forma interdisciplinar na sala de aula. Litwin (2001, p. 131) relata que
o desenvolvimento da tecnologia atinge de tal modo as formas de vida da sociedade que a escola não pode ficar a margem. Não se trata simplesmente da criação de tecnologia para a educação, da recepção crítica ou da incorporação das informações dos meios na escola. Trata-se de entender que se criaram novas formas de comunicação, novos estilos de trabalho, novas maneiras de ter acesso e de produzir conhecimento.
Em visita a Tv Escola, dialogamos com a Coordenadora Geral do Estado de Roraima Edjane Diniz dos Santos, a respeito do funcionamento e aplicações, localizado na Escola Barão de Parima, tem uma sala destinada para esse projeto com duas assistentes para atender os professores, com salas equipadas com CD e Dvd”s educativos e material impresso, é abertura ao público, em horário comercial, para atender as necessidades dos professores. Aos interessados é permitido a gravação de Cd, Dvd”s, bem como o préstimos de livros.
O projeto Tv Escola esta presente em 14 (quatorze) escolas da rede estadual de ensino, visando à formação continuada do professor e o desenvolvimento de seu trabalho como educador, oportunizando a sua utilização de forma crítica e construtiva no processo de ensino aprendizagem. Dialogando com Belloni (2001, p 48) “para a formação do individuo emancipado será preciso reiluminar a modernidade, colocando os ideais das luzes sob as luzes dos refletores para ver se eles revistem ao charme da mídia. A educação para a cidadania significa neste contexto resgatar os ideais de democratização do conhecimento e da informação como instrumentos de emancipação.”
A escola que é contemplada com o Projeto Tv Escola recebe o Kit Tecnológico conforme relacionado abaixo:
1.Antena parabólica analógica ou digital;
2.Receptor de imagem;
3.Televisor em cores;
4.Estabilizador;
5.Fitas VHS, de 120 minutos ou disquete DVD;
6.Videocassete ou DVD aparelho e
7.DVD mídias

Um educador deve ser reflexivo e dinâmico com isso a utilização da Tv Escola somente vem a contribuir na aprendizagem dessa forma relacionamos algumas atribuições do professor orientador do referido projeto:
1.Motivar a comunidade escolar para a formação continuada através do Salto para o futuro;
2.Orientar e motivar os docentes para utilizar vídeos em sala como recurso pedagógico;
3.Articular com o gestor, supervisor e professores a programação da Tv Escola nos planejamentos pedagógicos (Ensino Fundamental, Ensino Médio, Salto para o Futuro e Escola Aberta).
4.Elaborar um calendário de atividades para o desenvolvimento e aproveitamento dos programas da Tv Escola;
5.Fazer um controle, diariamente, das atividades na Telessala, através do Livro de Registro;
6.Sistematizar os formulários bimestrais e encaminhar a Coordenação para a devida tabulação dos dados;
7.Encaminhar a Coordenação da Tv Escola relatórios semestrais (junho e novembro) referente as atividades desenvolvidas pelo Orientador de Aprendizagem;
8.Gravar os programas de acordo com a grade da Tv Escola;
9.Catalogar as fitas gravadas conforme a programação;
10.Divulgar a grade de programação e os demais materiais impressos perante a comunidade escolar (grade, revistas e guia).
11.Registrar experiências significativas vividas na escola, utilizando os recursos tecnológicos, em situações de aprendizagem.
12.Manter a organização da sala da Tv Escola, com identificação, cartazes, frases, tornando o ambiente agradável.









OBJETIVOS
Formação continuada do professor e desenvolvimento do trabalho do educador, na escola e em sala de aula;
Discutir a importância da televisão como instrumento tecnológico na vida moderna, oportunizando a sua utilização de forma crítica e construtiva, no processo ensino aprendizagem;
Mobilizar o educador para o estudo e análise de fitas de vídeo/DVD da Tv Escola, no sentido de trabalhar conceitos e conteúdos curriculares de forma interdisciplinar, na sala de aula.




















CONSIDERAÇÕES FINAIS

Diariamente a sociedade se molda, modifica e adaptada-se com o novo. No âmbito escola não é diferente. Professores são profissionais, dinâmicos, ativos e constante aprendizado.
A partir disso uma forte tendência tem tomado espaço e gerado interesse em professores da rede pública. De forma a socializar o conhecimento e quebrar as barreiras norte-sul, a televisão com transmissão ao vivo propicia curiosidade e conhecimento. A busca da qualificação deve vim por todos os meios, fazendo dos professores brasileiros homens e mulheres integrados na sociedade.
Compreendemos que a educação é um processo de evolução e aperfeiçoamento da existência de vida do ser humano que busca constantemente a superação de certos obstáculos que a vida às vezes nos proporciona, aprendemos valores humanos, éticos e morais. Lidando com as diferenças e sempre buscando a interação entre as pessoas.














REFERÊNCIAS

BELLONI, Maria Luiza. O que é mídia-educação. 3º Edição. Autores Associados, 2001.


FLEURI, Reinaldo Matias. Educação Intercultural – Mediações Necessárias. DP & A Editora, 2003.


LITWIN, Edith(org.). Tecnologia Educacional – Políticas, Histórias e Propostas. 2º Edição. Artmed Editora, 2001.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

conceito ead 3

CONCEITO 3
A educação a distância nos faz ver a educação de uma forma diferente, pois hoje e fundamental para a nossa vida profissional e educacional. Portanto a capacitação nas escolas para os professores e essencial que se expanda . Pois as tecnologias estão avançando e devemos estar atualizados. E o que eu acho ótimo do EAD e que proporciona educação para todos em qualquer parte do mundo de uma maneira rápida e eficaz.

conceito de ead 2

CONCEITO 2
A vida moderna tem exigido das pessoas novos conhecimentos e habilidades a cada momento: uso de terminais bancários, cartões de crédito, Internet, declarações de Imposto de Renda via computador e muitas outras coisas. Na área profissional, essas exigências são ainda maiores: processos modernos de trabalho, informática, qualidade, inglês e espanhol, entre outros.
Por outro lado, não é fácil atender essa demanda de conhecimentos, pois, o dia-a-dia das pessoas vem sendo cada vez mais sobrecarregado, dificultando a busca de escolas e cursos presenciais. A Educação a Distância (EAD) tem sido cada vez mais empregada para atender a esses tipos de demanda. Não precisamos gastar tempo e dinheiro com transporte, muitas vezes não precisamos de escolaridade formal, podemos concentrar os esforços naquilo que estamos necessitando e podemos nos comunicar rapidamente por telefone ou correio eletrônico, se temos dúvidas. Por tudo isso, a EAD tem crescido muito nos últimos tempos.

REFERÊNCIA:
EDUCNET, Tecnologias na educação-conceitos: disponível em:http://www.educnet.info/2008/03/10/educacao-a-distancia-conceitos/

conceito de ead 1


CONCEITO 1
Segundo a definição clássica o Ensino à Distância é um modelo de educação no qual professor e aluno(s) não se encontram fisicamente no mesmo local, ou seja estão geograficamente em lugares diferentes sendo a transmissão dos conteúdos educativos efetuada através da utilização de meios técnicos de comunicação.
No Ensino à Distância (também conhecido como Teleducação) devem-se também realçar os componentes:
 

  • a participação de uma forma industrializada da educação.
  • a necessidade de um meio de comunicação de duas vias.
  • a múltipla localização de alunos e professores.



REFERÊNCIA:
MONTEIRO. Rui J. F. Sistemas de Formação. Disponível em:
http://student.dei.uc.pt/~shadow/Educ.html

terça-feira, 28 de setembro de 2010

PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA
CENTRO DE EDUCAÇÃO – CEDUC
CURSO DE PEDAGOGIA
PROFESSORA: TERESA KATIA


Tema: TV – Escola/salto para o futuro, DVD escola, rádio escola
Componentes: Conceição Sousa
Edgard Garcia
Josiléia Marques
Valéria Vera
Nilzanete Silva


Projeto de Ensino


Objetivo

  • Reconhecer a importância da TV - escola, DVD escola, rádio escola
  • Levantamento da situação de uso da TV - escola, DVD escola, rádio escola, TV e vídeo, nos contextos escolares em Boa Vista – RR.


Metodologia
  • 1º Momento
  • Realização de uma pesquisa bibliográfica
  • 2º Momento:
  • Levantamento na Coordenação Geral da Tv – Escola e mais 02 escolas de Boa Vista – RR, para saber como esta sendo trabalhado o programa.
  • 3º Momento:
  • A elaboração de questionário e realização de entrevistas.
  • 4º Momento
  • Registro Fotográfico
  • 5º Momento
  • Coleta de dados e elaboração do relatório
  • 6º Momento
  • Apresentação do trabalho
Resultado esperado

  • Que o programa Tv – Escola, esteja sendo utilizada da melhor forma possível, como uma ferramenta pedagógica no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esperamos sermos bem recebidos pelos profissionais das escolas.


PROJETO DE ENSINO


Ensino por projetos
Aprendizagem por projetos
Quem escolhe o tema? (Autoria)
Professores, coordenação pedagógica
Alunos e professores individual e, ao mesmo tempo, em cooperação
Qual o contexto?
Arbitrado por critérios externos e formais
Realidade da vida do aluno
A que satisfaz?
Arbítrio da sequência de conteúdos do currículo
Curiosidade, desejo, vontade do aprendiz
Como são tomadas as decisões?
Hierárquicas
Heterárquicas
Como são definidas as regras, direções e atividades?
Impostas pelo sistema, cumpre determinações sem optar
Elaboradas pelo grupo, consenso de alunos e professores
Qual o paradigma?
Transmissão do conhecimento
Construção do conhecimento
Qual é o papel do professor?
Agente
Problematizador/orientador
Qual é o papel do aluno?
Receptivo
Agente

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Plano de aula

PLANO DE AULA DIÁRIO DA 6ª SÉRIE

A tecnologia e a Língua Portuguesa
Disciplina: Português
Série: 6ª série Turma: A Turno: Vespertino
Ano: 2010
Professora: Valéria Vera

OBJETIVOS
Desenvolver no aluno a capacidade de criar textos dissertativos sobre as tecnologias e da importância que elas no nosso cotidiano.

METODOLOGIA
A atividade será realizada no laboratório de informática no editor de texto do computador.
Em seguida cada aluno irá comentar sobre sua redação dissertativa.

AVALIAÇÃO
Avaliar como foi o desempenho do aluno na estrutura do texto, do conteúdo escrito no computador.

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Blogger Professor Blogueiro

Universidade federal de Roraima
Centro de Educação 
Curso de pedagogia
Acadêmica:Valéria Vera
 
   O que gostei nesse blogue e que ele e voltado para nos professores que estão interessados em montar um blogue e nele existem professores de todas as series participando , e importante como educadores ficarmos atentos para essas tecnologias que estão surgindo ate mesmo para orientar nossos alunos. 
http://blogblogs.com.br/blog/professorblogueiro-edublogs-org
 


O blogger da tia Andréa

Universidade federal de Roraima
Centro de Educação 
Curso de pedagogia
Acadêmica:Valéria Vera
  Eu achei esse blogue interessante pois possui atividades voltadas para a criança com jogos educativos atividades muito legal. e otimo para a criançada.

http://blog.clickgratis.com.br/siteseducativos/

Blogges educaionais

  Universidade federal de Roraima
Centro de Educação 
Curso de pedagogia
Acadêmica:Valéria Vera

  Trata de metodologias educacionais inovadoras e processos ensino-aprendizagem compatíveis com o mundo contemporâneo, preparando profissionais em sintonia com educação permanente e continuada ao longo da vida. sobre a preparação para as tecnologias que ssurgem e que devemos no preparar para elas. 
http://teiaeducacional.blogspot.com/